Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/756
Título: Aplicação de checklist em estabelecimento de comercialização de alimentos na comunidade de Conceição das Crioulas - PE
Autor(es): Santos, Edson Marcelino Luciano Silva
Palavras-chave: Tecnologia de Alimentos
Boas Práticas
Lista de verificação
Higiene
Data do documento: 2021
Citação: SANTOS, E. M. L. S. Aplicação de checklist em estabelecimento de comercialização de alimentos na comunidade de Conceição das Crioulas - PE. TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2021.
Resumo: O setor varejista, que comercializa mercadorias em geral, representa a principal forma de comercialização de produtos alimentícios, seja nas pequenas, médias ou grandes cidades, constituindo um setor que contribui de maneira significativa para a economia brasileira, sendo necessário a frequente análise relacionada à segurança alimentar. O objetivo deste relatório foi aplicar e implantar Procedimentos Operacionais Padronizados (POP’s) em estabelecimento de comercialização de alimentos, localizado na comunidade de Conceição das Crioulas, distrito do município de Salgueiro-PE. Inicialmente, realizou-se um diagnóstico de Boas Práticas. Para tanto, foi utilizado um check- conforme a Resolução - RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002, com o intuito de observar se o estabelecimento estava cumprindo com as normas vigentes. Apenas os itens da área externa, recebimentos dos produtos, instalação/edificação, depósito de produtos, área de exposição pra venda e balcões térmicos apresentaram um percentual entre 60 a 100% de conformidade. Desta forma observou-se que o mercado nos blocos avaliados está em condições razoáveis por se tratar de um estabelecimento de pequeno porte, ainda em fase de desenvolvimento, quanto as normas vigentes correspondendo a 53% na avaliação global dos itens. O panorama higiênico-sanitário encontrado no estabelecimento foi insatisfatório, evidenciando ausência de conformidade em pontos críticos para a segurança alimentar, como: manipulação dos alimentos, sanitários e vestuários, sanitários destinados ao público e quanto a documentação. Contudo, foi de grande importância, pois foi uma etapa que contribuiu para o crescimento profissional. Além disso, foi possível adquirir experiência, conhecimento e fazer uma relação entre a prática e a teoria, vista em sala de aula.
Descrição: Relatório apresentado a Coordenação do curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Alimentos.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/756
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.