Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/761
Título: Práticas integradoras em curso técnico integrado do IFCE - Campus Crato: desafios e possibilidades
Autor(es): Oliveira, Eliza Georgina Nogueira Barros de
Palavras-chave: Educação profissional
Práticas integradoras
ensino médio integrado
formação integral
Interdisciplinaridade
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, E. G. N. B. Práticas integradoras em curso técnico integrado do IFCE - Campus Crato: desafios e possibilidades. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2022.
Resumo: Práticas integradoras consistem em estratégias metodológicas, cujo caráter integrador está subsidiado pelo compromisso ético-político que as conformam. No contexto do Ensino Médio Integrado, partem da compreensão dos sujeitos como seres integrais e da realidade como uma totalidade, possibilitando a materialização do currículo integrado no cotidiano escolar. Estudos evidenciam desafios para concretização dessas práticas, portanto, o delineamento deste trabalho pautou-se nessa problemática. Esta pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa. O objetivo geral foi identificar desafios e possibilidades associados ao desenvolvimento de práticas integradoras na perspectiva da formação integral no Curso Técnico Integrado em Informática para Internet do IFCE ‒ Campus Crato. Os participantes da pesquisa foram docentes do referido curso. Os instrumentos de coleta de dados foram análise de documentos institucionais e questionário. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2016), tendo como estofo teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético. Os resultados revelam que há desafios conceituais, materiais, organizacionais, políticos e pedagógicos para o desenvolvimento de práticas integradoras. Observou-se que a integração no curso foi reduzida a uma questão curricular de justaposição, em uma matriz, de disciplinas gerais e específicas, consolidando-se os aspectos político- pedagógicos e conceituais em momento posterior ao início do funcionamento do curso. Os documentos institucionais analisados apresentam hibridismo, que recorre a matrizes teóricas pragmáticas e críticas, evidenciando ausência de projeto orgânico e sistêmico, comprometido com a filosofia da práxis, que dê suporte ao desenvolvimento de práticas integradoras. As estratégias citadas pelos docentes como exemplos de práticas integradoras não representam avanço na operacionalização da integração, pois não se assentam nos pressupostos básicos da proposta. Conclui-se que as práticas integradoras ainda não estão no horizonte da prática docente, sendo necessário ir além da perspectiva metodológica de dinamização da aula; conhecer os fundamentos do projeto de ensino integrado; compromisso ético-político dos sujeitos; delinear uma proposta que seja pactuada coletivamente e estruturada organicamente, permeando documentos institucionais e o chão da sala de aula. Como produto educacional, foram propostas orientações teórico-metodológicas para o desenvolvimento de práticas integradoras.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/761
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRÁTICAS INTEGRADORAS EM CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO IFCECAMPUS CRATO - DESAFIOS E POSSIBILIDADES.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.