Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/762
Título: Avaliação da composição físico-química da cv. BRS Vitória para a elaboração de vinho tinto
Autor(es): Marques, Rayane da Conceição
Palavras-chave: Híbrida
Vinificação
Vinho comum
Data do documento: 2020
Citação: Marques, Rayane da Conceição. Avaliação da composição físico-química da cv. BRS Vitória para a elaboração de vinho tinto. TCC (Tecnologia em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 25 f., 2020.
Resumo: A cultivar BRS Vitória foi lançada no ano de 2004, sendo seu cultivo na região do Vale do Submédio São Francisco recente, esta cultivar destaca-se por ser uma uva apirênica, doce e de sabor aframboesado. O presente trabalho, tem como objetivo avaliar o potencial da composição físico-química da cv. BRS Vitória para a elaboração de vinhos tintos no Vale do Submédio São Francisco. O vinho foi elaborado na condição experimental com 1 tratamento e oito repetições, na Escola do Vinho, localizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina-PE Zona Rural. Foram realizadadas no laboratório de química deste mesmo setor, as análises físico-químicas do vinho. Sobre a composição físico-química do vinho, foram avaliados treze parâmetros, dos quais os resultados mais expressivos foram os seguintes: Açúcares redutores <1 g.L-1; densidade 0,994; álcool 11,2% e antocioaninas 671,57 mg.L.-1 Concluindo que todos os parâmetros de qualidade avaliados estão dentro dos limites estabelecidos pela legislação brasileira para a elaboração de vinho tinto de mesa. Portanto, os resultados obtidos neste trabalho, determinam o potencial da cultivar para o uso na vinificação em vinhos tintos e é de grande relevância para futuros trabalhos que serão desenvolvidos com esta mesma cultivar ou até mesmo outra uva de mesa, como também para o setor vitivinícola da região do Vale do Submédio São Francisco.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/762
Aparece nas coleções:Tecnologia em viticultura e enologia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA cv. BRS.pdf598,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.