Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/764
Título: Aplicabilidade da sustentabilidade e inovação ao setor vitivinícola
Autor(es): Braz, Maria das Dores Pires
Palavras-chave: Agronegócio
Inovação
Sustentabilidade
Gestão Vitivinícola
Data do documento: 2021
Citação: Braz, Maria das Dores Pires. Aplicabilidade da sustentabilidade e inovação ao setor vitivinícola. TCC (Tecnologia em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 41 f., 2021.
Resumo: A indústria vitivinícola apresenta-se hoje como uma atividade de grande importância e participação econômica que fomenta mercados nacionais e internacionais. De tal forma, sofre a mesma necessidade como qualquer outro exercício econômico de desenvolver técnicas de competitividade, aplicando novos modelos de gestão, produto e processo, visando produtividade, lucratividade e perpetuação. Nessa perspectiva, o mercado global vem passando por mudanças significativas referente as estratégias organizacionais das empresas no que tange aos processos de inovação, em que o crescimento do negócio deve estar atrelado ao desenvolvimento socio ambiental do local inserido, tornando-se responsável pelos impactos gerados a estes e sua sustentabilidade. Como resultado, tais mudanças passam a agregar valor à atuação das empresas a partir da legitimação do público consumidor, que hoje além de exigir qualidade, também requer transparência da origem e características de toda cadeia produtiva dos produtos e serviços consumidos. Este trabalho em sua metodologia, quanto aos objetivos se classifica como exploratória e explicativa, quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, quanto à abordagem do problema, aborda aspecto qualitativo, visando analisar o cenário atual da sustentabilidade e inovação aplicados no setor econômico de vitivinícolas, apontando quais são seus critérios diferenciais e os resultados econômicos, sociais e ambientais derivados dessa atividade.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/764
Aparece nas coleções:Tecnologia em viticultura e enologia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - APLICABILIDADE DA SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO AO SETOR VITIVINÍCOLA.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.