Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/765
Título: Influência dos fatores edafoclimáticos sobre a videira cultivada no Semiárido Brasileiro
Autor(es): Granja, Kelliane Araújo Silva
Palavras-chave: Viticultura
Cultivo
Clima
Vale do São Francisco
Data do documento: 2020
Citação: Granja, Kelliane Araújo Silva. Influência dos fatores edafoclimáticos sobre a videira cultivada no Semiárido Brasileiro. TCC (Tecnologia em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 37 f., 2020.
Resumo: A viticultura é uma atividade de grande importância socioeconômica, e vem se expandindo por regiões com diferentes condições climáticas, o que possibilita a produção de uvas ao longo do ano, garante o abastecimento interno e proporciona ao país a oportunidade de exportar uvas frescas nos períodos de entressafra de diversos países produtores. O Submédio do Vale do São Francisco destaca-se no cenário nacional pela expansão da área cultivada e volume de produção e sobretudo pelos altos rendimentos e qualidade da uva. Considerando que o clima possui grande influência sobre a videira, agindo na definição das potencialidades das regiões e interage com os componentes do meio natural, especialmente com o solo, assim como as variedades e as técnicas de cultivo e que grande parte da diversidade dos produtos vitivinícolas deve-se ao clima das regiões produtoras, este trabalho teve como objetivo analisar a influência dos fatores edafoclimáticos sobre a videira cultivada no Submédio do Vale do São Francisco e verificar como estes fatores afetam o crescimento e desenvolvimento da planta, produção, ciclo vegetativo e composição dos frutos e dos vinhos, e de como essa forte interdependência reflete a importância da adaptação das variedades ao local de cultivo e ao desenvolvimento de um manejo adequado.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/765
Aparece nas coleções:Tecnologia em viticultura e enologia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - INFLUÊNCIA DOS FATORES EDAFOCLIMÁTICOS SOBRE A VIDEIRA CULTIVADA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO.pdf634,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.