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http://hdl.handle.net/123456789/766
Título: | Sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas no ensino de Geografia na EPT |
Autor(es): | Machado, Ricardo de Macêdo |
Palavras-chave: | Educação profissional Ensino médio integrado Metodologias ativas Tecnologias digitais |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | MACHADO, R. M. Sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas no ensino de Geografia na EPT. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2022. |
Resumo: | As metodologias ativas podem estimular o protagonismo dos estudantes no processo educativo e, associadas às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), podem potencializar os processos de ensino-aprendizagem, contribuindo para a autonomia, colaboração e inovação pedagógica. Este trabalho teve como objetivo geral analisar as contribuições dos métodos sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas suportado pelas TDICs como prática didático-metodológica em Geografia na EPT, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT. O estudo desenvolvido foi de natureza quanti-qualitativa e contou com proposta de intervenção didático-pedagógica efetivada por meio de pesquisa-ação e estudo de caso. Também se caracterizou como exploratório, pautado em levantamento bibliográfico através da investigação das contribuições das metodologias ativas e TDICs para o processo de ensino e aprendizagem em EPT. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE, Campus Salgueiro, na disciplina de Geografia com alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado (EMI) dos cursos de Agropecuária, Edificações e Informática, durante o semestre letivo de 2021.1. Os resultados mostraram que o emprego de metodologias ativas suportadas pelas TDICs contribui para a construção de uma aprendizagem mais significativa em Geografia, pois possibilitou um maior diálogo entre os sujeitos envolvidos, assim como uma maior colaboração e autonomia para a tomada de decisão. Também favoreceu a construção de ambientes educativos mais dinâmicos, baseados na mediação, tutoria e curadoria, possibilitando a realização de aulas em formato diferente do tradicional (aula somente expositiva). Como produto educacional, foi elaborada uma sequência didática com base no método aplicado, à qual poderá ser adaptada para diferentes componentes curriculares e contextos educativos. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/766 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
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