Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/786
Título: Qualidade pós-colheita de bananas ‘prata anã convencionais e orgânicas produzidas em Petrolina/PE e Juazeiro/BA
Autor(es): Araujo, Fernanda Fernandes de
Palavras-chave: Sólidos solúveis
Comprimento do fruto
Fruticultura
Data do documento: 2018
Citação: Araujo, Fernanda Fernandes de. Qualidade pós-colheita de bananas ‘prata anã' convencionais e orgânicas produzidas em Petrolina/PE e Juazeiro/BA. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 16 f., 2018.
Resumo: Tendo em vista a destacada importância econômico-social da bananicultura e o crescente interesse por sistemas de cultivo orgânico, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a qualidade pós-colheita de bananas produzidas em Petrolina/PE e Juazeiro/BA, comparando frutos convencionais com orgânicos. As bananas foram provenientes de plantios comerciais e foram avaliadas com base em sua caracterização física, química e físico-química. De cada grupo foram obtidas 10 amostras (repetições), sendo as médias resultantes das análises dessas amostras comparadas estatisticamente pelo teste ‘t’ de Student a 5% de significância para a hipótese de igualdade entre as médias. Os frutos oriundos do cultivo convencional apresentaram valores superiores nas seguintes características físicas: massa da penca, número de frutos por penca, comprimento do fruto e relação polpa/casca, o que permitiu concluir que esse manejo incrementou algumas características físicas. As bananas orgânicas, por sua vez, apresentaram menores valores de acidez total titulável (ATT) e maiores valores de sólidos solúveis (SS) e de relação SS/ATT. Logo, as bananas orgânicas expressaram melhores atributos químicos e físico-químicos, permitindo inferir que, em relação aos convencionais, os frutos orgânicos apresentaram sabor mais pronunciado. Apesar dessas diferenças, os dois sistemas de cultivo produziram frutos com qualidade pós-colheita apropriada.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/786
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.