Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/866
Title: Ensino e aprendizagem de língua espanhola permeados pela proposta de sala de aula invertida na educação profissional e tecnológica
Authors: Oliveira, Regiane Carvalho de Sousa
Keywords: Educação profissional
Língua espanhola
Metodologias ativas
Sala de aula invertida
Sequência didática
Issue Date: 2022
Abstract: O presente estudo objetiva analisar a Sala de Aula Invertida (SAI) como estratégia metodológica para a aprendizagem de Língua Espanhola no Ensino Médio Integrado da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Raimundo Saraiva Coelho em Juazeiro do Norte/CE, no âmbito da área de concentração da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e dentro da linha de pesquisa “Práticas Educativas em EPT”. A pesquisa desenvolvida foi de natureza quali-quantitativa, utilizando-se a pesquisa-ação e o estudo de caso para a implementação da proposta de intervenção. Este estudo também se caracterizou como exploratório-descritivo, pautado em levantamento bibliográfico através da investigação das contribuições das metodologias ativas, em especial a SAI, para o processo de ensino e aprendizagem. Participaram da pesquisa discentes do 3º ano do ensino médio integrado do curso de Design de Interiores, nas aulas do componente curricular de Língua Espanhola, durante os meses de maio a junho de 2022. Para a investigação da temática foram aplicados questionários aos discentes como também foi elaborado um produto educacional, uma sequência didática, baseado na abordagem da SAI. A realização da sequência didática apresentou como resultado a produção de histórias em quadrinhos para um festival de humor, evidenciando o protagonismo, a autonomia e interação dos estudantes na construção do conhecimento, postura essa esperada quando se coloca o foco do processo de ensino e aprendizagem no aprendiz.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/866
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.