Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/867
Título: Currículo integrado e formação discente: estudo de uma práxis pedagógica no curso médio integrado em informática do IFSERTÃOPE Campus Petrolina
Autor(es): Alencar, Suerlane Maria Gomes de
Palavras-chave: Educação Profissional
Currículo Integrado
Formação discente
Projeto Integrador
Data do documento: 2022
Citação: ALENCAR, S. M. G. Currículo integrado e formação discente: estudo de uma práxis pedagógica no curso médio integrado em informática do IFSERTÃOPE Campus Petrolina. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2022.
Resumo: A presente pesquisa propõe a discussão sobre o Currículo Integrado no processo de formação discente no Curso Médio Integrado em Informática do IFSertãoPE, campus Petrolina, tendo em vista que ao longo da História da Educação no Brasil prevalece uma oferta de ensino sob uma perspectiva dual e fragmentada expressa sobretudo na relação entre o ensino médio e a educação profissional, e essa práxis pedagógica tem por gênese a transformação radical da educação e da sociedade, trabalhando os conhecimentos de forma integrada, configurando-se como um projeto emancipatório para os que vivem do trabalho, proporcionando uma formação discente para além dos ditames do mercado capitalista e existem possibilidades legais e intenções teórico-metodológicas no mencionado curso para a sua efetivação, e se existe uma proposta de ensino integrada, espera-se que a prática seja igualmente integrada. O principal objetivo é investigar se os estudantes do terceiro semestre do Curso Médio Integrado em Informática compreendem o Currículo Integrado como projeto societário e movimento pedagógico contra-hegemônico no seu processo de formação. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se um questionário aberto contendo 19 perguntas sobre essa práxis pedagógica. O trabalho envolve ainda uma pesquisa documental, advinda do Projeto Pedagógico do mencionado curso, a fim de verificar a ligação desse documento com as bases legais e conceituais referentes ao trabalho com o Currículo Integrado. Na pesquisa de campo verificou-se que os estudantes não compreendem o Currículo Integrado como projeto societário e movimento pedagógico contra-hegemônico no seu processo de formação, todavia, o Projeto Integrador, inscrito como componente curricular do curso, embora visto pelos discentes como prática interdisciplinar justaposta e com ênfase na preparação estudantil para o mercado de trabalho, apresenta um caminho possibilitador para a sua efetivação, pois constitui-se enquanto tempo-espaço educativo construído por estudantes, professores, vínculos epistemológicos entre os componentes curriculares e produções culturais desenvolvidas pelos discentes, oportunizando um diálogo que pode caminhar da junção à integração, para isso, faz-se mister uma organização pedagógica no curso à luz dos princípios do Currículo Integrado,para que essa práxis pedagógica seja discutida, implementada e universalizada.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/867
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.