Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/894
Título: Sequência didática no ensino de física: uma proposta utilizando jogo lúdico, experimento e simulação computacional
Autor(es): Feitosa, Henrique Cândido
Palavras-chave: lúdico
experimento
simulação
Data do documento: 2022
Citação: FEITOSA, H. C. Sequência didática no ensino de física: uma proposta utilizando jogo lúdico, experimento e simulação computacional. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 96f. 2022.
Resumo: O ensino de Física está planificado em livros longe de contextualização e interdisciplinaridade, onde os alunos aprendem apenas a decorar equações e aplicá-las. O ensino atual de Física é tratado como um aparato extremamente matemático e enciclopédico, o que acaba levando o aluno a não compreender os fenômenos físicos de fato. É necessário uma inovação com os professores que são adeptos às metodologias tradicionais, com isso, o presente trabalho tem o objetivo de propor o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes nos anos iniciais do ensino médio, utilizando o jogo lúdico, experimento e simulação computacional como material didático. A sequência didática presente no trabalho é formada em três módulos de conceitos estudados no primeiro ano do ensino médio, sendo eles: Introdução à Física, Movimento Retilíneo Uniforme e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. Com isso, espera-se que haja uma mudança no comportamento dos alunos, onde possam ser mais participativos das aulas sem que sejam apenas espectadores do processo de aprendizagem.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/894
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.