Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/928
Título: A tecnologia da informação como ferramenta de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Autor(es): Sá, Rosângela Rosa de
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Pessoas com deficiência
Data do documento: 2018
Citação: SÁ, R. R. A tecnologia da informação como ferramenta de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 56f., 2018.
Resumo: O século XXI está sendo marcado por transformações políticas, econômicas e sociais que refletem diretamente na vida da sociedade. Uma dessas transformações diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência no contexto social, seja ele educacional ou trabalhista. Desta forma, este trabalho analisa a tecnologia da informação como ferramenta de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho tendo em vista que, apesar dos avanços tecnológicos, é necessário direcionar e usar de maneira proveitosa esses mecanismos disponibilizados por esses avanços. De cunho bibliográfico, esta pesquisa teve por objetivos analisar de que forma a Tecnologia da Informação pode ser usada como ferramenta de inclusão deficientes visuais, surdas e motoras no mercado de trabalho e verificar de que maneira essas ferramentas podem ser utilizadas para tal. Nesse sentido foi utilizada como principal referência bibliográfica a obra "Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro". Foram usados também artigos da internet, cujos nomes podem ser visualizados nas referências, no final deste trabalho. O referencial trouxe uma discussão analítica sobre o uso da tecnologia da informação como ferramenta no processo de desenvolvimento organizacional, assim como usar essa tecnologia para incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Metodologicamente, este trabalho se configura como revisão de literatura onde houve uma discussão em torno de algumas bibliografias existentes. Conclui-se, com base nos resultados apresentados a partir da análise das fortunas críticas referenciais utilizadas, que a Tecnologia da Informação pode ser usada como ferramenta de inclusão no mercado de trabalho, desde que essas ferramentas possam auxiliar corretamente a necessidade que o indivíduo tiver.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/928
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A tecnologia da informação como ferramenta de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.pdf20,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.