Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/990
Título: Realidade aumentada aplicada na educação básica: um mapeamento sistemático da literatura
Autor(es): Souza, Gildenilson Silveira de
Palavras-chave: Tecnologia da Informação e comunicação
Educação básica
Realidade aumentada
Práticas de ensino
Data do documento: 2022
Citação: SOUZA, G. S. de. Realidade aumentada aplicada na educação básica: um mapeamento sistemático da literatura. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022.
Resumo: A educação, com o passar dos anos, vem passando por mudanças no processo de ensino-aprendizagem. A construção do conhecimento, dentro e fora do ambiente escolar, tem sido mediada por tecnologias. Estas têm desenvolvido um papel fundamental na promoção da aprendizagem significativa. Uma delas é a Realidade Aumentada, cuja aplicação vem sendo ampliada, se tornando um importante auxílio no ensino das mais variadas áreas e diferentes tipos de ensino. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar trabalhos realizados com o uso da realidade aumentada na educação básica verificando suas metodologias e contribuições. Para isso foi realizada uma revisão sistemática dos trabalhos selecionados, publicações que tratam sobre o ensino com a realidade aumentada e feita a categorização das disciplinas e os níveis de ensino da educação básica onde esses projetos foram aplicados utilizando o método de Análise de conteúdo de Bardin. Com essas informações foi possível identificar as contribuições que essa tecnologia proporciona em sala de aula, dentre elas, uma maior motivação para os estudos e participação de alunos nas atividades propostas pelos professores.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Computação, sob a orientação do Profa. Esp. Willmara Marques Monteiro.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/990
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Realidade aumentada aplicada na educação básica.pdf3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.