Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/991
Título: Revisão sistemática abordando computação desplugada ou pensamento computacional no ensino superior
Autor(es): Barros, Lucas Arruda Lins de
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Computação desplugada
Pensamento computacional
Data do documento: 2022
Citação: BARROS, L. A. L. de. Revisão sistemática abordando computação desplugada ou pensamento computacional no ensino superior. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022.
Resumo: Durante o período de graduação nos cursos de computação os alunos encaram disciplinas teóricas envolvendo programação, hardware ou software. Essas disciplinas são vistas como as mais difíceis e que causam maior índice de evasão, sendo assim o presente projeto tem como objetivo uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de trabalhos científicos sobre Pensamento Computacional (PC) e Computação Desplugada (CD) no ensino superior, publicados entre 2017 a 2022. Para tanto, seguiram-se as etapas de: localização e seleção dos estudos; instrumentos de coleta de dados; formulação das perguntas e avaliação dos estudos; representação de dados; interpretação dos resultados. Sendo utilizadas as bases de dados Google acadêmico e Periódico CAPES. Dos estudos pesquisados foram selecionados aqueles que atenderam aos critérios de inclusão (Publicações entre 2017 a 2022; Trabalhos escritos em Língua Portuguesa; Artigos completos ou resumidos; Trabalhos que utilizam Computação Desplugada ou Pensamento Computacional no ensino superior ao longo do artigo) estabelecidos e sendo retirados os que fazem parte dos critérios de exclusão (Baixo índice de citação no Google acadêmico; Publicações em idiomas diferentes do Português; Publicações fora do período de 2017 a 2022; Trabalhos não relacionados à Computação Desplugada ou Pensamento computacional; Trabalhos que não sejam no âmbito do ensino superior). Os principais resultados indicam que há um aumento nas pesquisas quanto ao uso de PC e CD. Os conceitos mais trabalhados são na área de disciplinas que necessitam de programação.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Computação, sob a orientação do Profa. Msc. Jussara Adolfo Moreira.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/991
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - REVISÃO SISTEMÁTICA ABORDANDO COMPUTAÇÃO.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.