Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1086
Título: Aplicação do método de RUNGE-KUTTA em sistemas mecânicos
Autor(es): Pereira, Lucas Ramos
Palavras-chave: Métodos numéricos
Runge-Kutta
Pêndulo simples
Data do documento: 2023
Citação: PEREIRA, L. R. Aplicação do método de RUNGE-KUTTA em sistemas mecânicos. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 51f., 2023.
Resumo: Os métodos numéricos têm como objetivo solucionar problemas matemáticos com menor complexidade. No decorrer da história humana, variados métodos efetuando aproximação foram construídos, mas somente após a revolução dos computadores, as contribuições dos métodos numéricos se tornaram incalculáveis. Os métodos de Runge-Kutta são mecanismos numéricos que se aproximam de resultados reais, quando estamos trabalhando na solução de equações diferenciais de primeira ordem. Neste trabalho, descrevemos de forma analítica problemas ligados ao pêndulo criticamente amortecido e o pêndulo plano não-linear, como também, utilizamos o software Mathematica® para obtermos os resultados do método numérico; na qual, conseguimos gerar os diagramas de fase e visualizamos a aproximação do valor numérico do real. Nossa atividade limitou-se na aplicação do método de Runge-Kutta de quarta ordem (RK-4), e também resolveu questões com condições específicas ligadas ao pêndulo simples, reconhecendo que existem inúmeras outras áreas de aplicação na natureza. Mediante os problemas resolvidos, observarmos que é usual se encontrar em uma situação em que os conhecimentos matemáticos não são suficientes para a descoberta de uma solução exata. Com êxito nos resultados, contribuímos em expor que a maior parte dos problemas físicos são complexos e muitas vezes envolvem fenômenos não-lineares.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Física.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1086
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - APLICAÇÃO DO MÉTODO DE RUNGE-KUTTA EM SISTEMAS MECÂNICOS.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.