Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1109
Título: Experimentos de física: uma sequência didática para o processo de ensino-aprendizagem de eletrodinâmica
Autor(es): Andrade, José Wesney de
Palavras-chave: Ensino física
Sequência didática
Experimentação
Data do documento: 2022
Citação: ANDRADE, J. W. Experimentos de física: uma sequência didática para o processo de ensino-aprendizagem de eletrodinâmica. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 51f., 2022.
Resumo: Esse trabalho é uma sequência didática metodológica, a qual tem o intuito de usar metodologias ativas para o ensino de eletrodinâmica no ensino médio, mais precisamente ao 3º ano. O mesmo tem a finalidade de incentivar o uso de experimentações durante as aulas, mais precisamente de baixo custo e virtual, fazendo com que novas metodologias e formas de ensino venham a ser implementadas pelos educadores na expectativa de diversificar o ensino de física, de modo que traga a interdisciplinaridade e seja feita a ligação da prática com os conceitos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Uma metodologia que vem a ser citada é a Sala de Aula Invertida, em que a participação ativa do aluno é indispensável, fazendo com que ele seja um ser protagonista do próprio conhecimento, ao contrário da metodologia tradicional. O tema escolhido foi Eletrodinâmica, cuja sequência didática fora dividida em ciclos e momentos, todos fazendo o uso da Sala de Aula Invertida. É uma vantagem o uso de metodologias ativas, pois é perceptível que novos métodos podem tornar o ensino de física mais atrativo e dinâmico durante a exploração de um conteúdo complexo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1109
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.