Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1133
Título: Formação colaborativa em inclusão escolar para professores e membros das equipes dos NAPNEs do IFPI: compartilhando práticas pedagógicas e metodologias de ensino inclusivas
Autor(es): Silva Filho, José Francisco da
Palavras-chave: Educação
práticas pedagógicas
metodologias de ensino
formação continuada colaborativa
inclusão escolar
Data do documento: 2023
Resumo: Considerando a fragilidade na formação inicial docente para o trabalho de inclusão escolar com as pessoas público-alvo da educação especial, evidenciando a necessidade de formação continuada para fortalecer a prática pedagógica no atendimento a esse público, objetivou-se a desenvolver uma formação continuada nos pressupostos de colaboração destinadas aos professores e membros das equipes dos NAPNEs do IFPI através do compartilhamento de práticas pedagógicas e metodologias de ensino inclusivas. Essa proposta foi desenvolvida através de um curso de extensão ofertado de forma on-line utilizando o apoio dos recursos tecnológicos e possibilitando a troca de experiências entre os pares em um ambiente virtual de aprendizagem. Na pesquisa, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, alicerçada nos fundamentos da pesquisa-ação, centrando-se no agir participativo e na ideologia de ação coletiva. Os dados foram coletados mediante pesquisa de campo, através de questionários aplicados aos participantes que concluíram o curso de extensão. Os resultados obtidos apontaram que a proposta de formação colaborativa trouxe uma metodologia diferente, sendo esta bem aceita, visto a possibilidade de construção de conhecimentos a partir do contexto vivenciado na rede de ensino. Os cursistas compreenderam que à medida que eles partilham as práticas pedagógicas, eles fortalecem seus conhecimentos e proporcionam a formação para outros colegas que vivenciam o mesmo desafio, proporcionando assim uma formação continuada significativa. Conclui-se que a proposta de formação colaborativa é bastante viável para desenvolver formação continuada em inclusão escolar e em qualquer outra área do conhecimento, visto que ela se apresenta com uma metodologia dinâmica, interativa e reflexiva, pois ela permite a aproximação entre os pares, a reflexão sobre a prática educativa e a construção coletiva de conhecimentos.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1133
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)
DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.